Produção acadêmica de alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará

Autores/as

  • Maria Betânia B. Albuquerque Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-9681-9293
  • Adma Conceição Danin de Lima Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA/UEPA)

Palabras clave:

Produção Intelectual; Trabalho de Conclusão de Curso; Ciências da Religião; Interculturalidade.

Resumen

o artigo analisa a produção intelectual dos discentes do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará, em particular, a que emerge dos Trabalhos de Conclusão de Curso, no período de 2004 a 2019. Investiga as temáticas privilegiadas e o espaço que ocupam as religiões da Amazônia nesses trabalhos. Resulta de uma pesquisa bibliográfica à moda dos estudos sobre o estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar a produção intelectual de uma dada área de conhecimento, no caso as Ciências da Religião. Teoricamente, apoia-se nas ideias de Candau (2003) e Fleuri (2006) sobre interculturalidade, entendida como um caminho para a construção de uma sociedade mais democrática que respeita a diversidade cultural. Conclui que a maioria dessas produções não engloba a diversidade religiosa local, motivo pelo qual ressalta a necessidade de mais pesquisas que focalizem as religiões da Amazônia.

DOi.png 10.29327/256659.14.2-10

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Betânia B. Albuquerque, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação; Profª. de Fundamentos históricos e filosóficos da educação do Programa de Pós-graduação em educação da UEPA. E-mail: mbbalbuquerque@gmail.com

Adma Conceição Danin de Lima, Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA/UEPA)

Graduada em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA/UEPA). E-mail: admadanindelima@gmail.com

Citas

BRASIL, Congresso Nacional. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. Brasília, 1997.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

CONCEIÇÃO, Douglas R. da. Perspectivas investigativas da religião na Amazônia: reflexões sobre a emergência do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará. Numen, v. 15, n. 12, Juiz de Fora, 2012, p. 295-318.

CURY, Carlos Roberto J. Ideologia e Educação Brasileira: católicos e liberais. 3. ed. São Paulo: Cortez-Autores Associados, 1986.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas ‘estado da arte’. Educação & Sociedade, ano 23, n. 79, São Paulo, 2002, p. 257-272. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013>. Acesso em: 13/10/2021.

FLEURI, Reinaldo M. Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais. Perspectiva, v. 20, n. 2, Florianópolis, 2002, p. 405-423. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10410/10007/31669>. Acesso em: 13/07/2021.

FLEURI, Reinaldo M. Intercultura e educação. Educação, Sociedade & Culturas, n. 23, 2005, p. 91-124. Disponível em: <https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Reinaldo.pdf>. Acesso em 16/07/2021.

FLEURI, Reinaldo M. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação e Sociedade, v. 27, n. 95, Campinas, 2006, p. 495-520.

FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.

GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 1990.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo ‘estado da arte’ em Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, 2006. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176>. Acesso em: 14/02/2021.

SAVIANI, Demerval. História das Ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Ana Célia Bahia. Projeto Pedagógico: instrumento de gestão e mudança. Belém: UNAMA, 2000.

TEIXEIRA, Faustino. O processo de gênese da(s) ciência(s) da religião na UFJF. Numen, v. 15, n. 2, Juiz de Fora, 2012, p. 537-550.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA). Centro de Ciências Sociais e Educação. Coordenação do Curso de Ciências da Religião. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião 2017. UEPA: Belém, 2017.

VAN DIJK, T. A. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992.

Publicado

2023-11-14

Cómo citar

B. Albuquerque, M. B., & Lima, A. C. D. de. (2023). Produção acadêmica de alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará . PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 14(2), 174–194. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1985

Número

Sección

Artigos de temática livre