Breve historiografia do gênero musical missa no Brasil e as três missas nordestinas do movimento armorial
Palabras clave:
Missas brasileiras. Música nordestina. Movimento Armorial. Cultura nordestina.Resumen
O presente artigo é parte de uma pesquisa maior que visa mapear as missa compostas fora dos ambientes eclesiásticos. O texto apresenta uma breve historiografia do gênero no Brasil a partir dos esforços de inculturação pós-Vaticano II sem a pretensão de oferecer um estado da arte completo, mas com o intento de divulgar e informar a pesquisadores/as interessados/as no assunto, especialmente liturgistas, músicos e pastoralistas, a grande fecundidade da cultura brasileira e seu potencial de resistência à globalização gospel que atinge também certos setores do catolicismo brasileiro com os “padres cantores”. O artigo apresenta também um panorama do Movimento Armorial e destaca três missas compostas por autores ligados a esse movimento.
Descargas
Citas
AFFONSO, Rodrigo Cardoso. Um Estudo sobre a Relação Texto-Música: os Ofícios Fúnebres de José Mauricio Nunes Garcia. Rio de Janeiro, 2005. 156 f. Dissertação (Mestrado em Música) Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2005.
ALMEIDA, Ágata Yozhiyoka. Música, religião e morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em mi bemol maior de Marcos Portugal. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, 2016, 217p.
ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 8ª edição, 1980.
BEZERRA, José Renato Accioly. Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira: estudo para interpretação. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014, 109fl.
CAMPOS, Beatriz. Letra, música, performance e memória do racismo na Missa dos Quilombos. Dissertação (Mestrado em Literatura e práticas sociais). Instituto de Letras da Universidade de Brasília, UNB, 132p.
CANTON, Ciro. Das “velhas senzalas” às “novas favelas”: a Missa dos Quilombos. Anais do XXV Simpósio Nacional de História. ANPUH, Fortaleza, 2009.
CASCUDO, Câmara. Mouros, Franceses e Judeus: três presenças no Brasil. 3.ed. São Paulo: Global, 2001.
COTTA, André Guerra. Notas preliminares sobre o cantochão acompanhado na prática musical luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX: o Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia. Per Musi, n. 18. Belo Horizonte, jul./dez, 2008.
DUARTE. Maria Dolores Pires do Rio. Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record, 2006.
FEITOSA, Marcos A. R. A Missa brevis de Lindembergue Cardoso: uma análise à luz do Concílio Vaticano II. Anais do XV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2010.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Editar José Maurício Nunes Garcia. Tese de Doutorado submetida ao Programa de Pós-graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Rio de Janeiro, 2000.
D’ACOL, Mitia Ganade. Decoro musical e esquemas galantes: um estudo de caso das seções de canto solo das missas de Réquiem de José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. 2015, 181p.
FERNANDES, Angelo José. Missa afro-brasileira de batuque e acalanto: aspectos interpretativos. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2004.
GARCIA, Luís Henrique e PÚBLIO, Hudson Leonardo. (Re)percussões da Missa dos Quilombos. Orfeu, vol. 3, n.2, dez. 2018, pp.164-188.
GOLDBERG, Luis Guilherme. Alberto Nepomuceno e a Missa de Santa Cecília de José Maurício Nunes Garcia. Anais do VI Encontro de Musicologia Histórica (Juiz de Fora, 22-25 jul. 2004).
GUIMARÃES, Raquel Junqueira. A liturgia do corpo negro na Missa dos Quilombos. Verbo de Minas, Juiz de Fora, vol. 18, n.32, ag/dez 2017, pp. 79-95.
MATTOS, Cleofe Person de. José Maurício Nunes Garcia: Biografia. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1997.
MEDEIROS, Ana Judite de Oliveira. Missa de Alcaçus: aproximações melódicas com os romances medievais ibéricos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014, 187fl.
MINAMI, Edison. Milton Nascimento e o diálogo inter-religioso na Missa dos Quilombos. Conhecimento & Diversidade, Niterói, n. 1, p. 110-122. jan./jun. 2009.
OLIVEIRA, Augutos Marcos F. Êxodos e encruzilhadas na Missa dos Quilomobos. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
OLIVEIRA, Rosenilton. Orixás: a manifestação cultural de Deus: uma análise das liturgias católicas ‘inculturadas’”. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, 2008.
QUEIROZ, Rucker Bezerra. O Movimento Armorial em três tempos: aspectos da música nordestina na contextualização dos Quintetos Armorial, da Paraíba e Uirapuru, 187f. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2014.
RIBALTA, José Luís C. Missa Caiçara: uma abordagem analítico-interpretativa da obra de Kilza Setti. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011, 2 vol, 574 pg.
SILVA (2001), v. Aspectos estilísticos do repertório coral na obra de Reginaldo Carvalho. Música Hodie. Goiânia, vol. 9, 2001.
SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial. Recife. Editora Universitária da UFPE, 1974.
TEIXEIRA, Selma S. Missa dos Quilombos: um canto de Axé. Revista de Letras, vol 1. n. 2, 1997.
VIRMOND, M. C. L.; NOGUEIRA, L. W. M. Veni Sancte Spiritus: um moteto de José Maurício Nunes Garcia. Per Musi, Belo Horizonte, n.24, 2011.
WAIZBORT, Leopold. Introdução In: WEBER, Max; Fundamentos racionais e sociológicos da música. Trad. Leopoldo Waizbort. São Paulo: EDUSP, 1995.
WEBER, Max. Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música. Trad. Leopoldo Waizbort. São Paulo: EDUSP, 1995.
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
_________. Rejeições Religiosas do Mundo e Suas Direções. In: Ensaios de Sociologia, Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1982.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).