A Jornada Mundial da Juventude como um produto católico de turismo e televisão/The World Youth Day as a tourism and television Catholic merchandise

Autores

  • André Ricardo de Souza UFSCar
  • Giulliano Placeres
  • Pedro Augusto Moreno

Palavras-chave:

Jornada Mundial da Juventude, turismo religioso, Rede Vida de Televisão.

Resumo

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro em julho de 2013, foi um dos maiores acontecimentos católicos no Brasil. Do ponto de vista pastoral, ela marcou simbolicamente o início do pontificado do papa Francisco, gerando expectativas e também especulação quanto à eventual reação católica ao crescimento evangélico no cenário religioso nacional. Foi também mais um grande produto do turismo católico internacional e o principal evento turístico brasileiro ocorrido naquele ano. Por tais motivos, a JMJ foi amplamente coberta pela mídia secular, sendo ainda mais noticiada e explorada pelas emissoras católicas, com destaque para a televisiva e maior delas: a Rede Vida. Este artigo, oriundo de pesquisas com apoio da FAPESP, discute os aspectos midiáticos, turísticos e comerciais da JMJ, enfocando o entrecruzamento de interesses religiosos, econômicos e também políticos.

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Biografia do Autor

André Ricardo de Souza, UFSCar

Doutor em sociologia pela USP e professor adjunto do Departamento de Sociologia da UFSCar

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Publicado

16-05-2015

Como Citar

de Souza, A. R., Placeres, G., & Moreno, P. A. (2015). A Jornada Mundial da Juventude como um produto católico de turismo e televisão/The World Youth Day as a tourism and television Catholic merchandise. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 5(2, jul-dez), 51–65. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/882

Edição

Seção

Artigos / Articles: Temática livre / Free subject