Sujeito e pentecostalismo / Subject and Pentecostalism
Palavras-chave:
Sujeito. Pentecostalismo. Homem burguês. Capitalismo.Resumo
Este artigo apresenta, de forma sucinta, a categoria sujeito em Hinkelammert para fundamentar uma análise do pentecostalismo como movimento que pode ou não possibilitar a emergência do sujeito em meio às contradições de uma formação social capitalista. É feita a construção de um tipo ideal weberiano para destacar características do pentecostalismo que permitam a análise mencionada. O desenvolvimento do artigo se baseia na premissa de que uma aproximação entre essa ideia de sujeito e a descrição de experiências que o indivíduo vivencia no pentecostalismo permite identificar se existe ou não este afloramento do sujeito, e se a lógica institucional reprime essas manifestações, a ponto de inviabilizar sua emersão. Observa-se, adicionalmente, que o pentecostalismo tende a apresentar sinais de ruptura e continuidade na relação que mantém com a cultura brasileira estabelecida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).