A liberdade que brota do amor: Diálogo entre a crítica saramaguiana em Caim e a contribuição teológica de J. Moingt/The freedom that springs from love: a dialogue between Saramago's critic in Cain and J. Moingt’s theological contribution
Palavras-chave:
Deus, liberdade, Moingt, Saramago.Resumo
O presente trabalho pretende mostrar como é possível falar de Deus hoje, mesmo depois de toda crítica do ateísmo moderno, sem a anulação da liberdade humana. Ou seja, o objetivo primeiro é o de perceber que a afirmação de Deus não significa a negação da autonomia humana. Para isso, o caminho a ser percorrido é o do diálogo da crítica de José Saramago em Caim com o segundo volume da obra de J. Moingt, O Deus que vem ao homem (da aparição ao nascimento de Deus), sobretudo no capítulo em que trata da criação do homem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18-05-2015
Como Citar
Capelli, M. (2015). A liberdade que brota do amor: Diálogo entre a crítica saramaguiana em Caim e a contribuição teológica de J. Moingt/The freedom that springs from love: a dialogue between Saramago’s critic in Cain and J. Moingt’s theological contribution. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 5(2, jul-dez), 94–114. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/830
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).