Pensamento talmúdico e direitos humanos/Talmudic thought and human rights
Palavras-chave:
Religião, pensamento talmúdico, direitos humanos.Resumo
Religiões são compatíveis como projeto democrático quando superam os excessos da espiritualidade evasiva e ajudam a formar sujeitos dotados de consciência na luta contra o sofrimento, a injustiça e a opressão. Essas religiões proclamam a dignidade humana baseada nos direitos humanos. A experiência judaica durante o êxodo do Egito e os princípios éticos consagrados no pensamento talmúdico credenciam essa religião como uma daquelas que podem contribuir para a construção desse projeto. Este artigo discute os direitos humanos a partir da tradição talmúdica. Como em outras culturas, esta noção nasceu no judaísmo em um processo histórico de luta pela libertação. Frente à experiência da opressão, os judeus desenvolveram toda uma concepção de defesa da vida, de liberdade e de justiça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).