What has the Jerusalem of dogmatic to do with the Athens of context, or How should one do contextual theology? / O que tem a ver a Jerusalém da dogmática com a Atenas do contexto, ou Como se deveria fazer teologia contextual?
Palavras-chave:
Theology, Context, Dogmatics, Systematics, Teologia, Contexto, Dogmática, SistemáticaResumo
This essay presents a systematic theological approach to the issue of the relation between dogmatic and the demand of contextuality that is voiced loudly by the advocates of the filed of study called contextual theology. Far from defending dogmatic and systematic theology against contextual theology, as if these two enterprises are totally antagonists and irreconcilable, it aims, first, to present some thoughts about the conceptual and rational assumptions that underpin the scholarship called contextual theology. It endeavours, second, to call for balancing the contemporary trends of contextual theology by inviting for viewing contextual theology itself from a robust and balanced systematic and dogmatic standpoint. By this, the essay ultimately proposes that apart from a dogmatic and systematic foundation that lies in the scriptural and doctrinal understanding of God’s revelation in Jesus Christ, contextual theology is not truly theological, no matter how relevant and plausible it was for a certain cultural context. Without such a dogmatic stand-point, contextual theology itself would be another form of 'false theology' and far from authentically Christian.
Resumo
Este ensaio apresenta uma abordagem teológico-sistemática à questão da relação entre a dogmática e a demanda por contextualidade, sonoramente manifestada pelos advogados do campo de estudo chamado de teologia contextual. Sem defender a teologia dogmática e sistemática contra a teologia contextual, como se esses dois esforços fossem totalmente antagônicos e irreconciliáveis, este ensaio intenta, primeiramente, apresentar algumas ideias acerca dos pressupostos conceituais e racionais que sustentam a área de estudos chamada teologia contextual. Intenta, em segundo lugar, clamar pelo equilíbrio das tendências contemporâneas da teologia contextual, convidando a perceber a própria teologia contextual a partir de um ponto de vista dogmático e sistemático robusto e equilibrado. Com isso, o ensaio propõe por fim que, afastada de um fundamento dogmático e sistemático que resida no entendimento bíblico e doutrinário da revelação de Deus em Jesus Cristo, a teologia contextual não é verdadeiramente teológica, não importa o quão relevante e plausível ela seja para um determinado contexto cultural. Sem tal ponto de vista dogmático, a teologia contextual tornar-se-ia outra forma de 'falsa teologia' e estaria longe de ser autenticamente cristã.
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