Educação para a pesquisa
intercrítica entre mito e ciência
Palavras-chave:
Intercrítica; Mito; Ciência.Resumo
Discute-se neste artigo o conceito de interface considerando a pesquisa como uma arte capaz de tecer relações entre o mito e a ciência. A complexidade de tal relação requer, por parte dos pesquisadores, sabedoria e destreza racional. Supõe a faculdade de adentrar no questionamento de sonhos essenciais da condição humana, por vezes moldados pela lógica mítica influenciadora do viver, por vezes compostos pelo dinamismo da realidade concreta, à procura de intercâmbio de contribuições apto às exigências dialógicas. Os interlocutores teóricos requisitados nessa reflexão são Baruch Spinoza, Henri Atlan e Edgar Morin. A partir do mito egípcio de Isis e Osíris desenvolve-se uma pragmática quaternária orientada pela busca, religação, criação e oferta, estratégias investigativas capazes de captar informações, abrir-se às surpresas, ater-se às contradições e ordenar ideias e ações.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria. Ciclos e metamorfoses: uma experiência de reforma universitária. Porto Alegre: Sulina, 2003.
ATLAN, Henri. Com razão ou sem ela: intercrítica da ciência e do mito. Lisboa: Editora Piaget, 1994.
ATLAN, Henri. Será a Ciência Inumana? Ensaio sobre a livre necessidade. Tradução de Isabel Andrade. Lisboa: Editora Piaget, 2004.
BULFINCH, Thomas. O livro da mitologia: histórias de deuses e heróis. São Paulo: Mar-tin Claret, 2006.
DESCARTES, René. Discurso do Método: meditações. São Paulo: Martin Claret, 2012.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 17. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010a.
MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul. Tradução: Edgard de Assis Carvalho. SESC Nacional, 2010b.
MORIN, Edgar. Meus Filósofos. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NASCIMENTO, Milton. Coração civil. Rio de Janeiro: Sony, 1981. Disponível em: https://www.letras.mus.br/milton-nascimento/47420/. Acesso em: 18 jul. 2019.
STEINER, George. Lições dos mestres. Rio de Janeiro: Record, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).