Educação para a pesquisa

intercrítica entre mito e ciência

Autores

  • Josineide Silveira de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • João Bosco Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Umberto de Araújo Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Palavras-chave:

Intercrítica; Mito; Ciência.

Resumo

Discute-se neste artigo o conceito de interface considerando a pesquisa como uma arte capaz de tecer relações entre o mito e a ciência. A complexidade de tal relação requer, por parte dos pesquisadores, sabedoria e destreza racional. Supõe a faculdade de adentrar no questionamento de sonhos essenciais da condição humana, por vezes moldados pela lógica mítica influenciadora do viver, por vezes compostos pelo dinamismo da realidade concreta, à procura de intercâmbio de contribuições apto às exigências dialógicas. Os interlocutores teóricos requisitados nessa reflexão são Baruch Spinoza, Henri Atlan e Edgar Morin. A partir do mito egípcio de Isis e Osíris desenvolve-se uma pragmática quaternária orientada pela busca, religação, criação e oferta, estratégias investigativas capazes de captar informações, abrir-se às surpresas, ater-se às contradições e ordenar ideias e ações.

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Biografia do Autor

Josineide Silveira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN (PPGED/UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM). Email: josilveira02@gmail.com

João Bosco Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Educação. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UERN. Email: boscofilho38@gmail.com.

Umberto de Araújo Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA). Pesquisador do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM). Email: umberto@ufersa.edu.br

Referências

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

Oliveira, J. S. de, Filho, J. B., & Medeiros, U. de A. (2024). Educação para a pesquisa: intercrítica entre mito e ciência. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(2), 266–279. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2398

Edição

Seção

Artigos de temática livre