Manifestação musical
a poética da folia do quilombo São José do Carrazedo
Palavras-chave:
Etnomusicologia, Poética, Folia, SignosResumo
Este estudo discorre sobre as poéticas melódicas da folia presente na festividade de São José do quilombo Carrazedo, precisamente situado no município de Gurupá, no estado do Pará, geograficamente na região do eixo Marajó-Xingu, sendo parte de um trabalho dissertativo ao nível de mestrado em Ciências da Religião. O objetivo desta pesquisa é analisar os signos contidos nas letras da folia, melodias essas sendo entoadas por foliões autodidatas em forma de coro. Metodologicamente o estudo é de abordagem qualitativa, com uma pesquisa de campo, qual se interrogou três foliões que possuem uma vasta vivência no grupo harmônico-melódico, assim como, um aporte teórico que norteiam a concepção da música religiosa-regional como parte fulcral da manifestação. Dessa forma, constatou-se que a musicalidade se fundamenta em três pilares conceituais que se expressam como fator mediador em todos os cânticos. A partir desses pilares, são compreendidos todos os signos apresentados na folia, numa perspectiva que engendra a veneração, vivência, observação e exaltação.
Downloads
Referências
LÔBO, Aline. Sanatan. Sons e movimentos [manuscrito]: sentidos do sagrado na musicalidade da folia de santos Reis de Pirenópolis, Goiás. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Humanidades Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.
LOPES, Robson. Wander. Costa. Ajuê, meu São Benedito: Projeto Folias de Gurupá. Belém: Gravodisco Ltda, 2001.
LOPES, Robson. Wander. Costa. CEBs Ribeirinhas: análise do processo de organização das comunidades eclesiais de base em Gurupá-Pa. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013.
LOUREIRO, João. de Jesus. Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 1995.
LOUREIRO, João. de Jesus. Paes. Do mito à ciência. In: LOUREIRO, J de J. P.; OLIVEIRA, R. G.; DUARTE, R. (org.). Arte e Cultura na Amazônia: os novos caminhos. Boa Vista: Editora da UFRR, 2012. p. 15-25.
LOUREIRO, João. de Jesus. Paes. Obras reunidas. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
MAUÉS, Raymundo. Heraldo. Padres, Pajés, Santos e Festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: CEJUP, 1995.
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: SENAC, 2013.
MOREIRA, Eidorfe. Amazônia: o conceito e a paisagem. Rio de Janeiro: sPVEA (serviço de documentação). Coleção Araújo Lima,3. 1960. 91 p
MUKAROVSKY, Jan. Escritos sobre estética e semiótica. [S. l.]: Estampa, 1981.
NATTIEZ, Jean. Jacques.; LACERDA, Marcos. Branda.; COELHO, Lucas. de Lima. Etnomusicologia. Revista Música, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 417-434, 20 dez. 2020.
VICO, Giambattista. Autobiografia, Poesie, Scienza Nuova, Col. Grandi. Libri, n. 287, Milano, Garzanti, Editore, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).