Quem tem fé vai a pé

festa e devoção na Romaria do Senhor dos Aflitos, no Povoado do Cantinho em Barreiras, Bahia

Autores

  • Wesley Lima Universidade Federal do Tocantins

Resumo

a Romaria do Senhor dos Aflitos, organizada no Povoado do Cantinho, localizado no município de Barreiras-Bahia, ocorre anualmente há mais de 290 anos. O presente artigo busca, a partir da análise do documentário “Especial Cantinho do Senhor dos Aflitos”, ponderar acerca dessa celebração religiosa e do lugar sacralizado pelos devotos, objetivando interpretar as manifestações religiosas, os ritos de fé e o fenômeno dessa procissão. Nesse contexto, utiliza-se o levantamento bibliográfico, tendo como síntese a pesquisa qualitativa e o recorte de método fenomenológico. Dessa forma, a partir das análises, verificou-se que essa Romaria possui uma historicidade secular que demarca seu poder simbólico para os sujeitos da região e para os devotos do catolicismo e tornou-se um espaço de representação por meio de um itinerário simbólico entre fixos e fluxos.

DOi.png https://doi.org/10.29327/256659.14.1-7

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Lima, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Desenvolvimento Regional e mestre em Geografia pela pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em História na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). E-mail: lima. wesley@uft.edu.br

Referências

CARNEIRO, Sandra de Sá. Espaço e religião. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Geografia cultural: uma antologia, volume II. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2013, p. 133 - 146.

CASTRO, Jânio Roque Barros de. A topografia do sagrado e a natureza mítica das cidades-santuários: uma leitura a partir da cidade de Bom Jesus da Lapa – BA. Espaço e Cultura. UERJ, Rio de Janeiro, n. 24, p. 33-43, 2008. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3572>. Acesso em: 20 mar. 2022.

CERBONE, David. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DIAS, Amanda Regina Martins; CASTILHO, Katlin Cristina de; SILVEIRA, Viviane da Silva. Uso e interpretação de imagens e filmagens em pesquisa qualitativa. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.2, n.1, 2018, p.81-88. Disponível em: <http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/download/66/91>. Acesso em: 05 abr. 2022.

DUARTE, Ana Helena Delfino. Romarias: experiência de fé e circularidade cultural. Anais do XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP – UNESP-Franca. p. 1 – 23, set, 2010.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DWORAK, Krzysztof. As romarias da Lapa como experiência do encontro no contexto lítico do Santuário do Bom Jesus da Lapa: chamado e resposta. Tese. (Doutorado em Ciência da Religião), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2014.

ESPECIAL CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS. Youtube. 17 jul. 2017. 19m19s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMnn6vD03KA&t=30s>. Acesso em: 02 mar. 2022.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia cientifica: métodos e técnicas: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida — SP, Ideais e Letras, 2008.

MARCHI, Ligia Betim. Pontes da passagem: por uma fenomenologia do lugar. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, ES, 2015.

NUNES NETO, Francisco Antonio. A invenção de uma tradição : a Festa do Senhor do Bonfim em jornais baianos. Tese (Doutorado em cultura e sociedade), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, BA 2014.

OLIVEIRA, Jaqueline de Mendonça. Caminhos que levam à Romaria. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, SC, 2014.

ROSENDAHL, Zeny. O sagrado e sua dimensão espacial. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012, p. 73 – 100.

STEIL, Carlos Alberto. O Sertão das Romarias. Um estudo antropológico sobre o santuário de Bom Jesus da Lapa – Bahia. Petrópolis: Vozes, 1996.

TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas. Ação simbólica na sociedade humana. Niterói, EdUFF, 2008.

VENANCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. Romarias e lugares sagrados no sertão da Bahia: leituras e memórias em Monte Santo. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano XIII, n.38, p. 37 – 58, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/download/54656/751375150680/>. Acesso em 04 abr. 2022.

Downloads

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Lima, W. (2023). Quem tem fé vai a pé: festa e devoção na Romaria do Senhor dos Aflitos, no Povoado do Cantinho em Barreiras, Bahia. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 14(1), 157–172. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1976

Edição

Seção

Religião, política e espaço público