Liturgia online na pandemia

reflexões sobre as práticas religiosas de católicos e luteranos no Brasil

Autores

  • Júlio Cézar Adam Faculdade EST
  • Moisés Sbardelotto

Palavras-chave:

Práticas religiosas, Liturgia, Culto, Internet, Ambiente digital, Inculturação digital

Resumo

Com a pandemia da Covid-19 e fechamento dos espaços de culto no Brasil, as diferentes igrejas buscaram atender seus membros principalmente através da oferta de cultos e serviços religiosos online. Diante desse cenário, este artigo reflete sobre as práticas religiosas e litúrgicas da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). São descritos e analisados as mensagens e documentos emitidos durante o período pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no caso da ICAR, e as cartas pastorais emitidas pela presidência da IECLB entre março e julho de 2020. Por fim, conclui-se que a pandemia levou as igrejas a refletirem sobre o sentido teológico e pastoral da prática litúrgica em outros formatos, reconhecendo o digital também como “lugar teológico”. Daí a necessidade de fazer teologia das redes, para as redes e nas redes, assumindo o desafio de promover uma “inculturação digital”.

DOI: https://doi.org/10.29327/256659.12.1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam, Faculdade EST

Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha e professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo, RS).

Moisés Sbardelotto

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio de pesquisa doutoral na Università di Roma “La Sapienza”, em Roma. É membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Downloads

Publicado

13-05-2021

Como Citar

Adam, J. C., & Sbardelotto, M. . (2021). Liturgia online na pandemia: reflexões sobre as práticas religiosas de católicos e luteranos no Brasil. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 12(1), 43–60. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1813

Edição

Seção

Seção Temática: Religiões em tempos de pandemia