Liturgia online na pandemia
reflexões sobre as práticas religiosas de católicos e luteranos no Brasil
Palavras-chave:
Práticas religiosas, Liturgia, Culto, Internet, Ambiente digital, Inculturação digitalResumo
Com a pandemia da Covid-19 e fechamento dos espaços de culto no Brasil, as diferentes igrejas buscaram atender seus membros principalmente através da oferta de cultos e serviços religiosos online. Diante desse cenário, este artigo reflete sobre as práticas religiosas e litúrgicas da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). São descritos e analisados as mensagens e documentos emitidos durante o período pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no caso da ICAR, e as cartas pastorais emitidas pela presidência da IECLB entre março e julho de 2020. Por fim, conclui-se que a pandemia levou as igrejas a refletirem sobre o sentido teológico e pastoral da prática litúrgica em outros formatos, reconhecendo o digital também como “lugar teológico”. Daí a necessidade de fazer teologia das redes, para as redes e nas redes, assumindo o desafio de promover uma “inculturação digital”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).