Redes de cuidado
enfrentamento da Covid-19 nas religiões afro-brasileiras
Resumo
Os membros das religiões afro-brasileiras reagiram de forma imediata e unânime à difusão da Covid-19 no Brasil, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Suas estratégias se desenvolveram para enfrentar as diferentes necessidades de seus membros e da população que se apresentaram durante a crise (sanitária e socioeconômica).
Intensificaram as comunicações através das redes sociais e da internet, ampliaram suas ações sociais na comunidade em que são inseridos e realizaram rituais e rezas para pedir proteção, cura e a expulsão da Covid-19 da Terra.
Aceitação e valorização da ciência inserem-se em uma racionalidade médica não exclusiva, baseada em valores e princípios éticos e cosmológicos transmitidos e mantidos vivos nos terreiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).