Bíblias com imagens-palavra: origens, características, designações e interpretações de um gênero da cultura visual evangélica
Resumo
A cultura visual evangélica é antiga. Este artigo apresenta uma das formas mais usadas na educação cristã, as chamadas bíblias com imagens-palavra, ou bíblias hieróglifas, ou bíblias com ditados com figuras ou bíblias rebus. Esse gênero surgiu no século 17 na Alemanha, donde foi no século 18 para os países anglo-saxões, escandinavos e a França. Originalmente em termos formais dependente dos emblemas, modificou-se o uso desse gênero bíblico de práticas mais contemplativas privadas para atividades mais educacionais e públicas, de uma compreensão mais mística das imagens para um entendimento mais racional da sua função real.
Palavras-chave: Linguagens religiosas. Cultura visual evangélica. Bíblias com imagens-palavra. Bíblias hieroglíficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).