É santa ou não é? O caso dos “santos cassados” e a devoção a Santa Bárbara em Salvador-BA
Resumo
A partir da hagiografia de Santa Bárbara, este artigo aborda as várias versões sobre a história da santa que viveu possivelmente durante o século III, na Nicomédia. Entretanto, após a realização do Concílio Vaticano II, um decreto papal retirou Bárbara (e dezenas de outros santos) do calendário geral da Igreja Católica. A falta de comprovação histórica sobre a sua real existência foi um dos motivos para a adoção de tal medida, que ficou conhecida como o caso dos “santos cassados”. Quando isso aconteceu, o culto à mártir degolada pelo pai já era bastante difundido em várias partes do mundo, inclusive em Salvador-BA. A partir de periódicos da época, o texto analisa as repercussões do fato e as peculiaridades da devoção a Santa Bárbara na capital baiana, observando principalmente sua estreita relação com as religiões afro-brasileiras. Ao analisar o contexto histórico da eclesiologia do Concílio Vaticano II e as características da referida devoção em Salvador, o artigo aborda temas como sincretismo religioso, duplo pertencimento e devoção popular. Desta forma, o trabalho visa propiciar algumas reflexões em torno da figura de Bárbara, santa que possui muitos devotos na atualidade.
Palavras-chave: Santa Bárbara. Iansã. Eclesiologia. Santos cassados. Salvador-BA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).