Origens e formação do Seminário Teológico de Westminster: uma busca pela preservação do protestantismo reformado conservador na América / Origins and establishment of the Westminster Theological Seminary: a search for the preservation of the conservative
Palavras-chave:
Campo religioso americano. Evangelicalismo. Fundamentalismo evangélico. Ortodoxia reformada. Protestantismo.Resumo
Este artigo dedica-se a uma discussão acerca da importância do Seminário Teológico de Westminster no campo religioso evangélico americano, considerado aqui como uma das instituições nas quais se formaram grandes nomes da teologia evangélica e fundamentalista americana na primeira metade do século XX. Nosso esforço consiste em delinear a identidade teológica do seminário, bem como a sua história. Para tanto, apresento, em linhas gerais, um histórico do seminário em que, parte da sua origem, passa pelos momentos de crise e reestruturação, essenciais para a consolidação desta instituição e para a nossa compreensão da perspectiva teológica e da visão de mundo que a identifica. Neste sentido, cremos que seja importante responder a questões como: O que é Westminster? Qual a sua importância para o protestantismo americano?
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n2p73-100
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).