Fenômenos religiosos e fatos religiosos: em busca de uma epistemologia para a disciplina de Ensino Religioso na escola pública e laica / Religious phenomena and religious facts: in search of an epistemology for the discipline of Religious Teaching in the
Palavras-chave:
Fenômeno religioso. Fatos religiosos. Epistemologia do ensino religioso. Laicidade. Escola pública.Resumo
A educação para a cidadania não pode ignorar as religiões pela sua forte presença e função na sociedade. Seu estudo na escola pública e laica se fará como área de conhecimento, o que exigirá uma fundamentação epistemológica que lhe garanta teórica e metodologicamente um claro sentido de formação. Como objeto de cultura, a religião será, assim, estudada como fenômeno religioso através de uma abordagem científica que não o reduza apenas aos seus aspectos materiais e visíveis, mas que recupere as suas manifestações sociais e fazeres de sentido para os sujeitos religiosos. A opção francesa pelo ensino dos fatos religiosos, mesmo tratado como tema transversal na área de Humanidades, dá uma contribuição muito importante para o grande debate no Brasil em torno da construção de uma base epistemológica para a disciplina de ensino religioso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).