Fenômenos religiosos e fatos religiosos: em busca de uma epistemologia para a disciplina de Ensino Religioso na escola pública e laica / Religious phenomena and religious facts: in search of an epistemology for the discipline of Religious Teaching in the

Autores

  • José Antonio Correa Lages

Palavras-chave:

Fenômeno religioso. Fatos religiosos. Epistemologia do ensino religioso. Laicidade. Escola pública.

Resumo

A educação para a cidadania não pode ignorar as religiões pela sua forte presença e função na sociedade. Seu estudo na escola pública e laica se fará como área de conhecimento, o que exigirá uma fundamentação epistemológica que lhe garanta teórica e metodologicamente um claro sentido de formação. Como objeto de cultura, a religião será, assim, estudada como fenômeno religioso através de uma abordagem científica que não o reduza apenas aos seus aspectos materiais e visíveis, mas que recupere as suas manifestações sociais e fazeres de sentido para os sujeitos religiosos. A opção francesa pelo ensino dos fatos religiosos, mesmo tratado como tema transversal na área de Humanidades, dá uma contribuição muito importante para o grande debate no Brasil em torno da construção de uma base epistemológica para a disciplina de ensino religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-10-2018

Como Citar

Lages, J. A. C. (2018). Fenômenos religiosos e fatos religiosos: em busca de uma epistemologia para a disciplina de Ensino Religioso na escola pública e laica / Religious phenomena and religious facts: in search of an epistemology for the discipline of Religious Teaching in the. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 9(1, jan-jul), 7–29. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1476

Edição

Seção

Ensino Religioso: transposição didática e estratégias