Pelicanos, papagaios, uvas e biribás: religião e arte no altar da Capela-Mor da Igreja do Carmo de Belém-PA / Pelicans, parrots, grapes and biribas: religion and art on the altar of the Main Chapel of Carmo Church of Belém-PA
Palavras-chave:
Mimesis. Artista-indígena. Interpretação Inventiva. Arte. Religião.Resumo
Este artigo procura analisar a interface entre religião e arte no altar da Capela-Mor da Igreja do Carmo de Belém do Pará. Trata-se de um altar barroco do século XVII, edificado por artistas europeus e indígenas. Procurar-se-á compreender de que forma religião e arte estão imbricadas no altar da Igreja Carmelita em Belém. Metodologicamente, o estudo está pautado na análise do corpus simbolicus do altar, a partir da revisão bibliográfica e da análise de fontes documentais, principalmente, Carmelitas, referentes ao objeto em análise. Optou-se por percorrer categorias utilizadas por diferentes autores que, de uma forma ou de outra, perpassam a questão, tais como: autenticidade e falsificação a partir da perspectiva de Walter Benjamin; originalidade, na perspectiva de Alfredo Bosi e Paes Loureiro ou, ainda, interpretação inventiva, na concepção de Serge Gruzinski.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p39-64
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