Pelicanos, papagaios, uvas e biribás: religião e arte no altar da Capela-Mor da Igreja do Carmo de Belém-PA / Pelicans, parrots, grapes and biribas: religion and art on the altar of the Main Chapel of Carmo Church of Belém-PA

Autores

  • Francisco Augusto Lima Paes

Palavras-chave:

Mimesis. Artista-indígena. Interpretação Inventiva. Arte. Religião.

Resumo

Este artigo procura analisar a interface entre religião e arte no altar da Capela-Mor da Igreja do Carmo de Belém do Pará. Trata-se de um altar barroco do século XVII, edificado por artistas europeus e indígenas. Procurar-se-á compreender de que forma religião e arte estão imbricadas no altar da Igreja Carmelita em Belém. Metodologicamente, o estudo está pautado na análise do corpus simbolicus do altar, a partir da revisão bibliográfica e da análise de fontes documentais, principalmente, Carmelitas, referentes ao objeto em análise. Optou-se por percorrer categorias utilizadas por diferentes autores que, de uma forma ou de outra, perpassam a questão, tais como: autenticidade e falsificação a partir da perspectiva de Walter Benjamin; originalidade, na perspectiva de Alfredo Bosi e Paes Loureiro ou, ainda, interpretação inventiva, na concepção de Serge Gruzinski.

 

DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p39-64

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Publicado

07-12-2017

Como Citar

Paes, F. A. L. . (2017). Pelicanos, papagaios, uvas e biribás: religião e arte no altar da Capela-Mor da Igreja do Carmo de Belém-PA / Pelicans, parrots, grapes and biribas: religion and art on the altar of the Main Chapel of Carmo Church of Belém-PA. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(1, jan-jun), 39–64. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1475

Edição

Seção

Sessão Temática: Religião e Natureza / Thematic Section: Religion and Nature