Parlamentares evangélicos e os debates sobre o novo Código Civil / Evangelical parliamentarians and the debates on the new Civil Code
Palavras-chave:
Câmara dos Deputados. Código Civil. Discurso. Evangélicos.Resumo
Com o objetivo de investigar a presença de religiosos na política brasileira, o presente artigo busca analisar a atuação de parlamentares evangélicos durante o primeiro Governo Lula, tendo como base os pronunciamentos nas sessões do Grande Expediente da Câmara dos Deputados, mais precisamente desde a vigência do novo Código Civil brasileiro. Houve uma mobilização entre os evangélicos para alterar a nova lei nos artigos 44 e 2.031, principalmente no que diz respeito ao tratamento dado às instituições religiosas e aos partidos políticos. Em consequência disto, surge o projeto de lei proposto pelos evangélicos onde essas instituições religiosas e partidos seriam regulados pelos seus próprios estatutos, garantindo assim a autonomia administrativa e financeira sobre as atividades dessas instituições. Colocando em exercício na análise discursiva alguns conceitos da teoria de Ernesto Laclau, principalmente a noção de prática articulatória, o artigo conclui que a suposta unidade política dos deputados evangélicos, mesmo sendo identificada a forte presença de uma Frente Parlamentar Evangélica, ocorre em apenas algumas ocasiões, mais precisamente naqueles assuntos relacionados aos interesses das instituições religiosas que representam estes políticos ou que apenas fazem parte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).