A Bíblia começou em Israel Norte - Gênesis 49,13-(18)24a / The Bible began in Northern Israel - Genesis 49:13-(18)24a
Palavras-chave:
Arqueologia. Exegese. Gênesis 49. História. Israel Norte.Resumo
Referências extrabíblicas, como as estelas de Nimrud, Mesa e Dã, comprovam a grandeza do que foi Israel Norte. Contudo, nem a arqueologia e nem o estudo literário da Bíblia têm conseguido comprovar a contento a existência de textos escritos em Israel Norte. De um lado, porque não se tem achado textos complexos em tabletes, estelas ou paredes que pudessem comprovar a existência de um corpo de escribas na corte da Samaria ou em algum santuário do reino, como Betel. De outro, porque, se eles existiram, foram incorporados na literatura bíblica de Judá de tal maneira que perderam sua identidade. Desvelar os escritos de Israel Norte remanescentes na Bíblia ainda é uma tarefa a ser realizada. Um, entre tantos escritos, acreditamos ser Gn 49,13-(18)24a. Aqui, não só foi incluído Judá na grande unidade (Gn 49,1-28), antes ausente, mas também foi excluído Efraim e substituído por José. Assim, um texto que antes servia para dar identidade a Israel Norte, com louvores a Efraim, foi descaracterizado para enaltecer Judá. Isso é o que o presente artigo, por meio da exegese, pretende demonstrar. Essa tarefa é relevante porque Israel Norte esconde uma cultura mais heterogênea que Judá, sul, mais próxima da história dos povos da América Latina e Caribe.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n2p138-153
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).