A regra de fé e as Escrituras: uma breve análise da regra de fé na interpretação teológica evangélica contemporânea das Escrituras / The rule of faith and Scripture: a brief analysis of the rule of faith in contemporary evangelical theological
Palavras-chave:
Regra de fé. Hermenêutica bíblica. Interpretação teológica. Tradição.Resumo
Uma das características do movimento de interpretação teológica das Escrituras é o uso da regra de fé na interpretação bíblica. Contudo, uma comparação de teólogos evangélicos nesse movimento revela que há discordâncias significantes com respeito ao conceito da regra e a sua função hermenêutica. Nesse sentido, o presente estudo objetiva clarificar essas discordâncias e analisá-las brevemente. Este artigo sugere que uma interação com as noções de tradições apostólica e pós-apostólica de Cullmann e o conceito de regra de fé em Irineu são úteis para a compreensão do conceito e função da regra de fé.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n2p154-171
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-03-2018
Como Citar
Rodrigues, A. M. . (2018). A regra de fé e as Escrituras: uma breve análise da regra de fé na interpretação teológica evangélica contemporânea das Escrituras / The rule of faith and Scripture: a brief analysis of the rule of faith in contemporary evangelical theological. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(2, jul-dez), 154–171. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1454
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).