Materialidade do culto israelita pré-exílico: Análise exegética, arqueológica e iconográfica de alguns objetos de culto / Cultic materiality in pre-exilic Israel: Exegetical, archaeological and iconographical analysis of some cultic objects
Palavras-chave:
Antigo Israel. Materialidade. Arqueologia. Iconografia. Exegese.Resumo
O artigo evidencia a presença material icônica e anicônica no culto do Israel Antigo, geralmente tomado, pelo advento do “objeto-livro”, como uma religião de conceitos e abstrações. É feita uma análise exegética, iconográfica e arqueológica dos vestígios da antiga religião do Israel bíblico, especialmente os itens: pedras de culto ou ma??ebot; lugares altos ou bamot; ??š?rah; e Arca da Aliança. Com isso pretendemos responder qual era a percepção material do culto no período pré-exílico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-12-2016
Como Citar
Cardoso, S. K. (2016). Materialidade do culto israelita pré-exílico: Análise exegética, arqueológica e iconográfica de alguns objetos de culto / Cultic materiality in pre-exilic Israel: Exegetical, archaeological and iconographical analysis of some cultic objects. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(2, jul-dez), 138–173. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1193
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).