Ensino Religioso em oitenta e quatro anos de publicação em periódicos (1931-2015) / Religious Education in eighty-four years of publication in periodicals (1931-2015)

Autores

  • Sérgio Rogério Junqueira PUCPR

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Produção Científica. Artigos Científicos. História do Ensino Religioso.

Resumo

A identidade do Ensino Religioso tem sido construída ao longo dos séculos XX e XXI e pode ser historicamente demonstrada a partir, por exemplo, dos artigos científicos produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas e os diversos estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, às propostas de conteúdo, à formação de professores e às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem desse componente curricular. Este artigo deriva de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos, visando compreender a identidade desse componente curricular. O texto analisa o período entre 1931, que registra o primeiro artigo – até o momento – localizado sobre o Ensino Religioso, e o ano de 2015, quando foi divulgada a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular. Visando compreender tal percurso, os artigos foram analisados a partir dos seguintes critérios: distribuição cronológica; áreas dos periódicos; autores e conteúdo dos artigos. Com certeza, este texto permitirá uma compreensão do desenvolvimento das pesquisas sobre o Ensino Religioso no contexto brasileiro.

 

DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p150-182

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Junqueira, PUCPR

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008) possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1990), graduação em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (1987), mestrado em Ciências da Educação - Universitá Pontificia Salesiana di Roma (1996) e doutorado em Ciências da Educação - Universitá Pontificia Salesiana di Roma (2000). Cursando Pós-Doutorado em Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) de Teologia na Linha Teologia e Sociedade, Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Professor da Faculdade Internacional de Curitiba como colaborador na modalidade de Educação a Distância no Curso de Pedagogia e no Curso de especialização de Metodologia do Ensino Religioso. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, ensino religioso, ciências da religião e educação confessional. Autor de livros, artigos e trabalhos em eventos acadêmicos. Editor da Revista Pistis & Práxis: Teologia Pastoral da PUCPR, membro do Conselho Editorial da Revista Intersaberes da FACINTER.

Downloads

Publicado

27-10-2017

Como Citar

Junqueira, S. R. (2017). Ensino Religioso em oitenta e quatro anos de publicação em periódicos (1931-2015) / Religious Education in eighty-four years of publication in periodicals (1931-2015). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(1, jan-jun), 150–182. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1175

Edição

Seção

Artigos de temática livre