Ensino Religioso em oitenta e quatro anos de publicação em periódicos (1931-2015) / Religious Education in eighty-four years of publication in periodicals (1931-2015)
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Produção Científica. Artigos Científicos. História do Ensino Religioso.Resumo
A identidade do Ensino Religioso tem sido construída ao longo dos séculos XX e XXI e pode ser historicamente demonstrada a partir, por exemplo, dos artigos científicos produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas e os diversos estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, às propostas de conteúdo, à formação de professores e às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem desse componente curricular. Este artigo deriva de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos, visando compreender a identidade desse componente curricular. O texto analisa o período entre 1931, que registra o primeiro artigo – até o momento – localizado sobre o Ensino Religioso, e o ano de 2015, quando foi divulgada a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular. Visando compreender tal percurso, os artigos foram analisados a partir dos seguintes critérios: distribuição cronológica; áreas dos periódicos; autores e conteúdo dos artigos. Com certeza, este texto permitirá uma compreensão do desenvolvimento das pesquisas sobre o Ensino Religioso no contexto brasileiro.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p150-182
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