Entre o oral e o escrito: Missões evangélicas junto aos povos indígenas. Uma análise a partir de Michel de Certeau / Between the oral and the written: Evangelical missions to the Indigenous peoples. An analysis from Michel de Certeau
Palavras-chave:
Missionamentos. Religião. Povos indígenas. Michel de Certeau. Escritura.Resumo
Os missionamentos cristãos aos povos indígenas não se notabilizam somente pelo poder da enunciação da palavra pregada/oralizada, mas também evocam seu poder na enunciação escrita, principalmente quando esses escritos tratam do seu texto sagrado: a Bíblia e seus derivados. Mas aí reside uma questão: não bastassem os problemas em torno do fato de que a Bíblia já é uma reescritura, como os próprios indígenas cristianizados ressignificam suas identidades étnicas no contato com a escrita de um outro, quando essas identidades sempre foram construídas a partir de referências culturais calcadas na oralidade? A partir dessas discussões, o presente texto centrar-se-á em torno da noção de “economia escriturística” de Michel de Certeau a fim de analisar as relações entre oralidades e escrituras a partir, por exemplo, dos discursos da “Missão Evangélica aos Índios do Brasil – MEIB” em relação a grupos étnicos indígenas na Amazônia paraense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).