O estágio de vida do estudante védico (brahmacarya) nas Leis de Manu (M?nava-Dharma??stra): aspectos religiosos e sociológicos / The life stage of vedic student (brahmacarya) in the Laws of Manu (M?nava-Dharma??stra): religious and sociological aspects
Palavras-chave:
Leis de Manu (M?nava-Dharma??stra). sistema var?a-??rama. estudante védico (brahmac?r?).Resumo
O objetivo deste artigo é identificar aspectos religiosos e sociológicos, partindo de uma visão moderna dos usos que as Leis de Manu (M?nava-Dharma??stra) fazem da etapa de vida do estudante védico (brahmacarya). Para isso, lançou-se um olhar sobre a maneira pela qual as Leis de Manu (M?nava-Dharma??stra) descrevem e qualificam este estágio segundo as funções sociológicas que lhe atribui no âmbito do sistema var?a-??rama, de modo a enxergar nesses usos explicações racionais inerentes à funcionalidade da sociedade védica de acordo com fins práticos necessários à sua manutenção. Além disso, buscou-se salientar o modo como as Leis de Manu (M?nava-Dharma??stra) elaboram explicações metarracionais e religiosamente fundamentadas, com ações orientadas para fins transcendentais a partir da prescrição de injunções rituais e a busca por bens espirituais.Downloads
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Publicado
17-06-2016
Como Citar
Carvalho, M. L. de. (2016). O estágio de vida do estudante védico (brahmacarya) nas Leis de Manu (M?nava-Dharma??stra): aspectos religiosos e sociológicos / The life stage of vedic student (brahmacarya) in the Laws of Manu (M?nava-Dharma??stra): religious and sociological aspects. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(1, jan-jun), 292–323. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1085
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