Barquinha: Religião ayahuasqueira, afro-brasileira ou afro-amazônica? / Barquinha: ayahuasca, Afro-Brazilian or Afro-Amazonian religion?

Autores

  • Marcelo Simão Mercante Universidade do Vale do Rio dos Sinos -- Unisinos

Palavras-chave:

Ayahuasca. Barquinha. Santo Daime. Orixás.

Resumo

No presente artigo pretende-se colocar em destaque a influência da religiosidade de matriz africana na formação das religiões que utilizam ritualmente a ayahuasca – bebida psicoativa largamente utilizada por populações indígenas e ribeirinhas na Amazônia. O centro desta discussão será a Barquinha, sistema religioso fundado por Daniel Pereira de Matos em 1945 na cidade de Rio Branco (AC). Grande ênfase tem sido dada na literatura especializada no papel dos elementos indígenas destas religiões, ainda que a importância dos elementos da matriz africana tenham sempre sido reconhecidos. Assim, tais religiões vêm sendo classificadas como “religiões amazônicas” ou “culto da ayahuasca”. Busco então provocar a revisão desta “classificação”, sugerindo que a Barquinha poderia ser entendida como uma religião “afro-amazônica”. Durante o ano de 2004 foi realizada uma etnografia na Barquinha como parte do processo de pesquisa de Doutorado.

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Biografia do Autor

Marcelo Simão Mercante, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -- Unisinos

Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva

Universidade do Vale do Rio dos Sinos -- Unisinos

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Publicado

27-11-2015

Como Citar

Mercante, M. S. (2015). Barquinha: Religião ayahuasqueira, afro-brasileira ou afro-amazônica? / Barquinha: ayahuasca, Afro-Brazilian or Afro-Amazonian religion?. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(2, jul-dez), 100–115. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1048

Edição

Seção

Seção Temática / Thematic Section: As religiões na Amazônia / Religions in the Amazonia