Mística e natureza no pensamento de Albert Schweitzer / Mystic and nature in the thought of Albert Schweitzer
Palavras-chave:
Religião. Mística. Natureza. Vida.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre mística e natureza a partir do pensamento místico ético de Albert Schweitzer. Sua noção de “reverência pela vida” implica profundo respeito a todas as formas de vida (humana e não humana). Essa atitude de respeito é encontrada na postulação ética de Schweitzer, baseada na experiência mística do desejo de viver, que se manifesta em todos os seres vivos. Na conclusão, algumas contribuições serão apontadas para discussões sobre a emergente questão ecológica que está relacionada com a religião e a espiritualidade através de um misticismo ético e de um misticismo ecológico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-07-2015
Como Citar
Costa Júnior, J. da. (2015). Mística e natureza no pensamento de Albert Schweitzer / Mystic and nature in the thought of Albert Schweitzer. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(1, jan-jun), 206–220. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1046
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).