Os apóstolos da civilização – Religião natural e revelação entre os missionários da América: As bases da História das Religiões no surgimento da comparação histórica e etnográfica / The apostles of civilization - Natural Religion and revelation among the
Palavras-chave:
História das Religiões. Civilização Renascentista e Religião Missionária. Revelação e Religião natural nas Américas.Resumo
O conceito de “religião” remete à sua matriz constitutiva, de herança romana, ressemantizada pela cristianização do Império: aqui, herda sua função privilegiada de instrumento de mediação (que já foi da civitas) na realização dos encontros interculturais. Tornou-se, então, instrumento fundamental para a desafiadora ação missionária da Época Moderna, na qual se amplia um debate exemplarmente analisado por dois eruditos trabalhos historiográficos, já clássicos, mas ignorados pela editoria brasileira: de G. Gliozzi e S. Landucci. Analisaremos parte desse debate americano sobre Religião Natural e Revelação, cujas contribuições dos missionários nas Américas reverberaram no debate político da primeira Europa moderna (à raiz do moderno jus-naturalismo), ao mesmo tempo em que colocaram as bases e inscreveram a gênese da História das Religiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).