Noite na macumba: as religiões afro-brasileiras e o bailado de Eros Volusia / Night at the Macumba: the Afro-Brazilian religions and the dancing of Eros Volusia

Autores

  • Rossana Gomes Britto UFES
  • Luciano Campos Tardock

Palavras-chave:

Eros Volusia. Gênero. Religiões. Arte. Umbanda.

Resumo

 

Este artigo trata um pouco da vida, arte e impacto que a bailarina Eros Volusia (1914-2004) causou durante a sua vida artística sempre levando aos palcos danças com temas ligados a questões afro-brasileiras atinentes à prática da umbanda no Rio de Janeiro dos anos 1930, período em que esta religiosidade ainda não era reconhecida e onde o governo apresentava sutil preferência para o espiritismo de linha kardecista, visto com melhores olhos por sua origem europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana Gomes Britto, UFES

Sou Professora Adjunta em Brasil Colonial da UFES.

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

Britto, R. G., & Tardock, L. C. (2016). Noite na macumba: as religiões afro-brasileiras e o bailado de Eros Volusia / Night at the Macumba: the Afro-Brazilian religions and the dancing of Eros Volusia. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(2, jul-dez), 307–319. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1037

Edição

Seção

Comunicações