A imigração boliviana em S. Paulo: experiências de um pentecostalismo específico como aglutinador de identidades e sociabilidades / Bolivian immigration in São Paulo: Pentecostalism as a uniting factor of identities and sociabilities
Palavras-chave:
Migração e religião. Bolivianos no Brasil. Pentecostalismo.Resumo
Os fluxos migratórios de bolivianos ao Brasil remontam várias décadas, assumindo em cada uma delas aspectos diversos. Tais processos migratórios implicam sempre na mobilidade de pessoas e também de crenças e costumes. O mesmo se dá com a imigração boliviana para a cidade de São Paulo. O presente artigo procura analisar alguns aspectos religiosos da população boliviana em São Paulo a partir da vivência pentecostal de adeptos das igrejas Assembleias de Deus. O trabalho de campo da pesquisa levantou dados de alguns bairros com grande concentração de imigrantes que vivem de forma ilegal no Brasil. A construção de identidade específica, em contraste à da população paulistana em geral e dos demais bolivianos da cidade, foi um dos focos desse trabalho. Procuramos perceber como a vivência pentecostal em igrejas especializadas, formada e constituída especificamente por bolivianos, marca um modo diverso de ser boliviano em São Paulo, além de constituir elos de contato com os adeptos das Assembleias de Deus no país de origem. Através da igreja, muitos bolivianos estabelecem redes de troca e amparo com amigos e familiares na Bolívia. Isso demonstra que há diferentes maneiras de ser boliviano em terras distantes e que a globalização da religião passa por canais muitas vezes distantes dos institucionais e usuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).