De la interpelación rockera a la evangélica: diálogos y fricciones en la producción musical contemporánea / From rock to evangelic interpellation: dialogues and frictions in the contemporary music production
Palavras-chave:
Géneros discursivos, rock, evangélicos, Discourse genres, evangelicalsResumo
Los discursos evangélicos y los géneros por ellos configurados modulan dialógicamente interacciones con las culturas y discursos “seculares” y configuran modalidades de producción cultural diferenciadas. En este artículo nos referimos a la conjugación de los discursos evangélicos con los géneros musicales, analizando la producción musical rockera evangélica en una ciudad del Noroeste Argentino a partir del caso de una banda de rock cristiano. Nos concentramos en el evangélico que como género musical evangélico se interrelaciona de manera ambivalente con su homólogo “secular”. Nos referimos a la intervención de la banda en el circuito rockero local en la que se manifiestan las confluencias y tensiones con el público rockero “secular”, sintomáticas de las disputas por las significaciones legítimas del género musical “metálico” y la posición ambivalente de la banda en la frontera cultural entre el ámbito evangélico y el rockero “secular”.
Abstract
The evangelical discourses and the genres dialogically configured by them modulate interactions with cultures and "secular" discourses, and set different modes of cultural production. In this article we refer to the conjugation of evangelical discourses with musical genres, analyzing the rock gospel musical production in a city of Northwest Argentina, through the case of a Christian rock band. We concentrate on the heavy metal that, as a genre of the evangelical gospel music, has an ambivalent manner of interrelation with his "secular" counterpart. We refer to the intervention of the band in the local rock circuit, which manifest its confluences and tensions with the "secular" rock public, symptomatic of the disputes over the legitimate meanings of "metal" music and the ambivalent position of the band in the cultural frontier between the evangelical field and the "secular" rock environment.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).