Uma reflexão sobre a importância da transcendência e dos mitos para as religiões a partir do episódio da reforma de Amarna, no antigo Egito
Palavras-chave:
Egiptologia, reforma amarniana, transcendência, pensamento míticoResumo
Este texto aborda, à luz das fontes primárias disponíveis (escritas e iconográficas), o período da reforma amarniana no antigo Egito, a partir de duas hipóteses sobre o que seria o caráter central dessa reforma, isto é, a eliminação de qualquer transcendência e aquela do pensamento mítico. As consequências de tais decisões mostram, mediante o fracasso da reforma tentada pelo faraó Akhenaton, a enorme importância da transcendência e dos mitos para o pensamento religioso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-05-2011
Como Citar
Cardoso, C. F. (2011). Uma reflexão sobre a importância da transcendência e dos mitos para as religiões a partir do episódio da reforma de Amarna, no antigo Egito. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 2(1, Jan-Jun), 3–24. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/51
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).