A produção de reconhecimento num contexto popular: devoção e narrativa contemporâneas
Palavras-chave:
Devoção popular, Busca de reconhecimento, Medição culturalResumo
Dentro da dinâmica de lutas de reconhecimento da cultura popular do vale do Paraíba paulista, identificamos sujeitos responsáveis pelo registro e pela transmissão oral das narrativas de grupos devocionais do catolicismo popular. Atualmente, para sistematizar o registro de suas narrativas, verificamos que alguns sujeitos populares apropriam-se das técnicas e tecnologias antes exclusivas dos profissionais (jornalistas e pesquisadores) que geralmente não participam do cotidiano dos sujeitos populares. Constatamos que, ao realizarem esse movimento, esses sujeitos populares passaram a ocupar um espaço de coexistência de vários discursos que disputam os sentidos dessas práticas religiosas, criando uma circularidade dos significados que colocam um desafio para os próprios pesquisadores, pois os discursos e práticas dos pesquisadores tornam agora mais complexas as interpretações das devoções populares e de seus sujeitos. Nas novas narrativas dos especialistas “nativos" existe o uso de categorias assimiladas da lógica de domínios exógenos mais amplos que se fazem presentes em seus cotidianos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-09-2010
Como Citar
Souza, R. de T., & Silva, A. L. da. (2010). A produção de reconhecimento num contexto popular: devoção e narrativa contemporâneas. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 1(1, Jul-Dez), 162–177. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/23
Edição
Seção
Seção Temática: Mediações na Religiosidade Popular
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).