Dignitas Personae

uma análise histórica da constituição dos Direitos da Pessoa Humana à luz da Doutrina Social da Igreja (DSI)

Autores

  • Lenilson Rocha Portela Universidade Federal do Piauí
  • Francisco de Assis de Sousa Nascimento Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

História; Doutrina; Igreja; Pessoa.

Resumo

o presente artigo versa sobre o processo de concepção dos direitos da Pessoa Humana, no cerne da Doutrina Social da Igreja Católica.  Baseado em uma análise histórica, busca-se mapear a consolidação de alguns fundamentos que compõem e dão base à DSI, como é o caso do princípio Personalista de Emmanuel Mounier. Em diálogo com teólogos e filósofos, empreende-se uma análise sobre noções caras à DSI, como o conceito de Pessoa e de Relação. 

DOi.png 10.29327/256659.14.2-8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilson Rocha Portela, Universidade Federal do Piauí

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Membro do Grupo de Pesquisa “História Política, Arte e Cultura" cadastrado nos diretórios do CNPq. Pesquisador com interesse em História da Igreja Católica Apostólica Romana e História dos Povos Ciganos. E-mail para contato: lenilson90@hotmail.com

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor Associado III da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil - PPGHB/UFPI. Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF e pós-doutorado História pela PUC SP. E-mail para contato: francisoufpi@gmail.com

Referências

AQUINO, Tomás de. Suma teológica. Campinas: Ecclesiae, 2018. Tomo I.

BRANDÃO, Berenice Cavalcante. O movimento católico leigo no Brasil: as relações entre Igreja e Estado, 1930-1937. Niterói, UFF, 1975. 157p. Tese (Mestre em História) UFF, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 1975.

COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA – PONTIFÍCIO CONSELHO “JUSTIÇA E PAZ”. Tradução: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). – 7. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.

DOCUMENTO DE APARECIDA. V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do caribe. Edições CNBB, Paulus, Paulinas: Aparecida, 2007.

FRANCISCO, Evangelli Gaudium. (24 nov. 2013). São Paulo: Loyola, 2013 (Documentos do magistério).

FRANCISCO, Evangelli Gaudium. Laudato Si’. (24 mai. 2015). São Paulo: Loyola, 2015 (Documento do magistério).

FRANCISCO, Evangelli Gaudium. Fratelli Tutti. São Paulo: Paulinas, 2020 (Documents do magistério).

FEBVRE, Lucien. A Europa: a gênese de uma civilização/Lucien Febvre; tradução Ilka Stern Cohen. Bauru – SP: EDUSC, 2004.

LEÃO XIII. Rerum Novarum (15 maio. 1891). 10ª ed. São Paulo: Paulinas, 1965 (Voz do papa).

MILTON, John. Paraíso perdido. São Paulo: Editora 34, 2020.

MOUNIER, E. Obras completas. Traducción de Juan Carlos Vila et al. Salamanca, España: Sígueme, 1992. tomo I.

MOUNIER, E. Obras completas. Traducción de Carlos Díaz et al. Salamanca, España: Sígueme, 1990. tomo III.

PAULO II, João. Mensagem de sua santidade para a celebração do XXXIV Dia Mundial da Paz. Vaticano: Dicastero per la Comunicazione, 2000.

PINTO, Mário. O contributo do princípio Personalista do católico Francisco Sá Carneiro, e seus companheiros, para a Terceira República. In. Povos e Culturas, nº Especial, 2014, p. 337-344.

SANTOS, Fausto dos. A Doutrina Social da Igreja e o Princípio Personalista. In. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 125-138, mar. 2007.

RIBEIRO, Arthur Rizzi. CARVALHO, Ricardo Da Silva. OREIRO, José Luisa Doutrina Social da Igreja Católica, o novo desenvolvimentismo e a economia social de mercado: dialógos possíveis? In. Brazilian Journal of Political Economy [online]. 2019, v. 39, n. 4, pp. 710-735.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Rocha Portela, L., & Nascimento, F. de A. de S. . (2023). Dignitas Personae: uma análise histórica da constituição dos Direitos da Pessoa Humana à luz da Doutrina Social da Igreja (DSI). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 14(2), 134–151. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2203

Edição

Seção

Artigos / Articles: Temática livre / Free subject