Entre a bricolagem moderna e o hibridismo pós-colonial: Um caso de religiosidade amazônica / Between modern bricolage and postcolonial hybridism: A case of Amazonian religiosity
Palavras-chave:
Religiosidade amazônica. Bricolagem. Hibridismo. Curadora.Resumo
A partir de um caso de religiosidade na Amazônia Oriental – uma mulher anciã dotada de poderes espirituais de cura –, o presente artigo discute algumas implicações conceituais do uso de determinadas terminologias. Qual o alcance hermenêutico dos termos bricolagem moderna e hibridismo pós-colonial na análise de um caso de intenso intercâmbio religioso-espiritual? Articulamos o estudo de caso às leituras teóricas e percebemos que a expressão empírica das vivências religiosas populares necessita de um novo quadro semântico para ampliar sua compreensão, um quadro que pode ser construído pelas Ciências da Religião.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-01-2016
Como Citar
Silveira, E. S. da, & Silveira, D. D. e S. da. (2016). Entre a bricolagem moderna e o hibridismo pós-colonial: Um caso de religiosidade amazônica / Between modern bricolage and postcolonial hybridism: A case of Amazonian religiosity. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(2, jul-dez), 69–99. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1109
Edição
Seção
Seção Temática / Thematic Section: As religiões na Amazônia / Religions in the Amazonia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).