Pré-milenarismos e messianismos na constituição do protestantismo no Brasil / Pre-millenarianism and messianism in the establishment of Protestantism in Brazil
Palavras-chave:
Messianismo. Milenarismo. Protestantismo de Missão. Pentecostalismo.Resumo
O presente texto defende a hipótese de que a difusa crença messiânica no Brasil, representada nos mais variados movimentos messiânicos, contribuiu para a pregação protestante, sua consequente missão de evangelização no país. Apesar da pregação dos missionários evangélicos, sobretudo os de tradição norte-americana, e considerar a religiosidade brasileira pagã, sua aceitação foi possível graças à aproximação com o fértil campo semântico da religiosidade brasileira, profundamente messiânico. A mensagem pré-milenarista dos missionários encontrou aproximação com o espírito messiânico do imaginário religioso brasileiro. A partir disso, houve a possibilidade de se fazer colagens da pregação missionária e pentecostal com os hábitos, crenças e religiosidade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).