A COMUNIDADE RELIGIOSA COMO LUGAR DE MEMÓRIA, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: UM ESTUDO DE CASO COM A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA - IASD EM OURINHOS-SP.
Resumo
A proposta deste artigo é apresentar uma breve reflexão a respeito do papel da comunidade religiosa enquanto lugar de memória, espaço de vida, sentido, pertencimento e identidade. Lugar de sentimentos ancorados na experiência interpessoal e cotidiana. Busca-se pensar a comunidade como um espaço de projetos, práticas e histórias compartilhadas, um lugar de referência ao patrimônio cultural e histórico - material ou imaterial. O estudo de caso aqui se refere à comunidade Adventista do Sétimo Dia - IASD, presente na cidade de Ourinhos-SP desde a década de 1950. Destaca-se, em recorte, o papel da comunidade religiosa com seus projetos de cunho humanitário, ações e características históricas em nível local.
Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
do Prado, A. P. (2015). A COMUNIDADE RELIGIOSA COMO LUGAR DE MEMÓRIA, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: UM ESTUDO DE CASO COM A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA - IASD EM OURINHOS-SP. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/958
Edição
Seção
2015 GT 15: Religiosidade e patrimônio cultural imaterial