Umbanda e Reencantamento

Autores

  • Sandra Maria Chaves Machado PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Resumo

Nos tempos atuais o quadro religioso na América Latina tem características bem específicas. As buscas religiosas na América Latina, segundo Parker, “revelam uma velada crítica às igrejas históricas tradicionais que teriam perdido seu caráter iniciático e misterioso, prevalecendo o seu caráter institucional, comunitário ou ético-transformador da realidade”. Isso abre espaço para dois caminhos: uma expansão da secularização da sociedade em seu âmbito geral; ou expandem as opções religiosas. A América Latina possui particular característica de lidar com esta situação aparentemente paradoxal. Segundo Cox, “a sua mistura picante de diversos ingredientes propicia uma das razões indispensáveis da vitalidade e do fascínio dos latino-americanos”. Isso explicaria as razões pelas quais “os movimentos religiosos de muitas e diferentes variedades, da umbanda ao pentecostalismo, continuam a brotar por toda parte”. Especificamente a Umbanda possui característica marcante a adaptabilidade, tanto em sua formação, quanto em tempos de perseguição, resistindo sem necessariamente partir para um confronto direto aos tempos de institucionalização, em que firmou-se outra característica sua: cada centro possui autonomia sem perder seu eixo. Adaptabilidade para sua formação, para sua confrontação, para sua confirmação, para sua continuação enquanto expressão religiosa. A Umbanda, neste ponto, reivindica a identidade social de seus praticantes e adeptos através de práticas religiosas que estão cheias do simbólico místico e mítico, por isso é uma possibilidade de remagicização do mundo atual. Uma possibilidade que através dos Pretos-velhos, Pombas-gira, Exus, Caboclos e outros símbolos dos antepassados, ancestrais receitando, com algum sermão ou conselho, banhos, flores, ervas (elementos da natureza que simbolicamente trazem purificação), rezas, velas, oferendas, nos faz lembrar que também somos natureza e a ligação ocorre com a imputação de significado sobrenatural em objetos ou práticas do cotidiano. Eis a magicização, pois as entidades estão possibilitando esta ponte.

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Publicado

2015-08-16

Como Citar

Machado, S. M. C. (2015). Umbanda e Reencantamento. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/943