UMA INTEGRAÇÃO DAS REALIDADES: A Teoria da Complexidade como proposta epistemológica nos estudos de Religião
Resumo
O objetivo desta comunicação é apresentar as teses centrais da Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin como alternativa epistemológica para superação da perspectiva histórica racionalista/reducionista no estudo da Religião, apontando os deslocamentos desta teoria em relação às teorias explicativas no processo de construção do conhecimento. Morin denomina de "inteligência cega” a capacidade de conhecimento fragmentado, pois a despeito de todos os espantosos avanços que podemos constatar sobre o mundo físico, psicológico e sociológico, abundam erros que progridem na mesma velocidade que o nosso conhecimento. O motivo para esta situação não estaria em nossos erros em si, mas na maneira que organizamos nosso saber em nossos sistemas de ideias. Seria possível notar essa "ignorância" no próprio uso descontrolado do conhecimento, como por exemplo na fabricação de armas termonucleares, no desequilíbrio ecológico e nas manipulações de toda espécie. Morin declara que esta crise do conhecimento operou o isolamento dos três grandes campos do conhecimento: a física, a biologia e a ciência do homem, rareando as comunicações entre o científico e o filosófico e provocando uma "hiperespecialização" que "rasgou o tecido complexo das realidades",_ fazendo crer que um determinado corte arbitrário operado sobre “o real” seria o próprio real (Morin, 2008). Contudo, nesse último século as ciências humanas passaram a reconhecer cada vez mais o papel da subjetividade em seus estudos, e nas Ciências da Religião constata-se o progresso na utilização do modelo de interpretação compreensiva (Verstehen). Na verdade, não se espera uma separação radical entre as ciências do homem e as ciências da natureza, mas seu entrecruzamento, construído através de um modelo de integração que se baseie em um pluralismo metodológico, que leve em conta as subjetividades da pesquisa, sem abandonar as garantias de sua cientificidade (Firolamo & Prandi, 1999). No final, discutimos as principais implicações desta teoria para o estudo da religião através de uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada no estudo da Religião, que rompe com o princípio da causalidade linear.Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
Barbosa, A. M. (2015). UMA INTEGRAÇÃO DAS REALIDADES: A Teoria da Complexidade como proposta epistemológica nos estudos de Religião. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/937
Edição
Seção
2015 GT 41: Religião e ciência, tensão, diálogo e experimentações