Grupos de interesse e preferências intensas: uma análise da influência da direita cristã norte-americana na formulação de políticas públicas do governo Bush.

Autores

  • Wagner Martins dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

A relação entre religião e a política americana não é um fenômeno novo. No entanto, apesar de não ser novo, a influência religiosa varia a cada mudança presidencial de acordo com as crenças e valores pessoais de cada presidente. Dessa forma, buscou-se compreender a influência dos princípios religiosos sobre a política interna americana durante o governo de George W. Bush, culminando com a formulação das políticas públicas estadunidenses baseadas em princípios religiosos. Diante de uma questão dessa natureza, tivemos o cuidado de buscar alguns discursos oficiais do ex-presidente que mostrassem a posse de elementos cristãos que justificassem a implementação das “iniciativas baseadas na fé”, através de um viés ideológico conservador e que caracterizou a política interna americana durante o governo Bush. A análise permitiu que se comparasse o discurso com a prática governamental. A pesquisa também busca analisar a diferença entre o discurso de separação entre Igreja e Estado e a prática política, uma vez que as ações governamentais foram de encontro ao princípio básico e norteador da constituição americana. Por fim, concluiremos balizando a respeito do entrecruzamento religioso e as ações do governo Bush, imbuído de caráter religioso e que demonstrou, na prática, essa influência sobre as políticas públicas de seu governo. Embora a noção de separação entre Igreja e Estado faça parte das características basilares da democracia americana, na prática não se comprova, em especial durante o governo Bush, abertamente declarado a favor de um viés ideológico religioso que amparasse suas decisões e encontrasse guarida nos americanos que o apoiassem.

Biografia do Autor

Wagner Martins dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Relações Internacionais pela Faculdade Estácio do Recife (2010), MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC (2013). Atualmente é bolsista CAPES no Mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Faz parte do Grupo de estudos Instituições Internacionais e do Centro de Estudos em Processos Decisórios Política Externa e Internacional (CEPDE). É membro afiliado da ISA (International Studies Association) na categoria estudante e da ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais). Desenvolve pesquisa na área de Segurança Internacional, com foco na construção do inimigo durante o governo de George W. Bush, analisados pelo viés construtivista e pós-estruturalista. 

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

dos Santos, W. M. (2015). Grupos de interesse e preferências intensas: uma análise da influência da direita cristã norte-americana na formulação de políticas públicas do governo Bush. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/828