Educação e Ciências da Religião. Por uma consciência intercultural e fim do bulling ao afro-sertanejo no Norte de Minas Gerais

Autores

  • Cristina Borges

Resumo

A educação, matéria de uma variedade de discursos, coloca-se neste trabalho como tema para uma reflexão imprescindível e urgente: o bulling religioso e a necessidade de superá-lo através de ações educativas norteadas pela ética. Não se pode, entretanto, ignorar que mover-se em um terreno constituído pela articulação entre educação e religião não nos assegura passos firmes. Há sempre nesta relação a tensão fé-razão que nos desafia a uma tomada de posição entre a ciência e a crença . Talvez, a reflexão filosófica intercultural seja um instrumento a nos conceder certa clareza, uma vez que não privilegia a atividade racional em detrimento do ato de crer e suas consequentes construções culturais, as religiões. O pensamento intercultural se coloca como apropriado na medida em que considera as religiões enquanto sínteses e produções culturais passíveis de reflexão. Desta forma, é possível por esta corrente do pensamento cogitar saídas para os conflitos criados pela diversidade cultural, pois, seu imperativo ético é mais que uma categoria , é na verdade uma postura de responsabilidade perante o mundo e a humanidade, a interculturalidade. A partir desta perspectiva, na esteira do pensador Fornet-Betancourt, estaremos, neste ensaio, tecendo reflexões acerca do campo afro-sertanejo, acerca da ignorância sobre a sua concepção de sagrado e, sua invisibilidade no Ensino Religioso norte-mineiro. Aspectos que colaboram com a barbárie sofrida pelos seus adeptos na medida em que a “conveniência social” sustentada pela sua invisibilidade evita possíveis debates e conflitos que envolveriam escola e fundamentalistas. O Norte de Minas é um lugar de fronteira e tem como característica a hibridez cultural. Desta forma, a desconsideração na educação do aspecto afro-sertanejo no universo cultural deste entre-lugar denuncia a inexistência de uma postura e diálogo interculturais por parte dos seus professores e, colabora com a presença do bulling religioso. Tais situações impulsionam outras reflexões como: o Ensino Religioso e a formação científica dos seus profissionais na região. Professores não interculturais consequentemente contribuem com a formação de crianças e jovens não interculturais.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Borges, C. (2012). Educação e Ciências da Religião. Por uma consciência intercultural e fim do bulling ao afro-sertanejo no Norte de Minas Gerais. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/501

Edição

Seção

2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos