Espaço, cultura e segregação. Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileiras na luta pelo direito ao espaço na cidade de Goiânia (GO)

Autores

  • Mary Anne Vieira

Resumo

As práticas culturais promovem, no espaço da cidade, uma multiplicidade de processos de tensão, negação resistência. Tal multiplicidade encontra-se plasmada nos dispositivos normativos e reguladores da sociedade e dos lugares em que está inserida. Para o tratamento das questões étnico-raciais e religiosas, faz-se mister apontar os descompassos existentes entre as politicas culturais que promulgam o reconhecimento identitário entre os credos cristãos e os não-cristãos. Nessa perspectiva, as religiões de matriz africana e afro-brasileiras – no recorte espacial selecionado para o estado de Goiás – sofrem duplamente um árduo processo de invisibilidade e encobrimento no cotidiano da Metrópole goianiense. Ademais, reconhece-se que sua territorialização requer uma reflexão crítica no que concerne o processo de produção do urbano e a construção positiva de tratamento de equidade com as identidades e culturas que compõem as Comunidades de Terreiro. Metodologicamente, prima-se em apresentar o contexto em que se inserem as Comunidades de terreiros na Região Metropolitana de Goiânia, bem como ressaltar as demandas para a implementação de políticas públicas de tratamento e reconhecimento de territórios e identidades. Para tanto, apresentar-se-á os discursos e as práticas coloniais que se perpetuam na produção do espaço urbano. Com isso, torna-se necessário aportar essa discussão por meio de conceitos basilares que fomentarão a presente análise. Dentre esses conceitos, citam-se os de “colonialidade de poder”, “terceiro espaço”, “biopoder” e outros.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Vieira, M. A. (2012). Espaço, cultura e segregação. Religiões de Matriz Africana e Afro-brasileiras na luta pelo direito ao espaço na cidade de Goiânia (GO). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/370

Edição

Seção

2012 GT 29: Tensões e Conflitos no Campo Religioso Brasileiro – Coords. Gamaliel Carreiro, Norton F. Corrêa