Octavio Paz e o debate em torno do tema da conquista da América e das formações culturais latino-americanas.

Autores

  • Ival Assis Cripa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Resumo

Segundo Octavio Paz, a história do México é semelhante à  geografia do país, na qual cada período histórico apresenta-se como uma meseta encerrada entre altas montanhas e separadas pelos precipícios de outros períodos, situados nos altiplanos nas montanhas. A conquista, afirma Paz, partiu em dois a história do país, “de un lado, el de allá, el mundo pré-colombino; del otro lado, el de acá, el virreinato católico de Nueva España y La República laica e independiente de México.” (PAZ, 1995, p.24) De modo análogo, segundo Serge Gruzinski afirma que a invasão espanhola gerou nas sociedades coloniais uma perda das referências originais, sejam elas pré-hispânicas, africanas ou mediterrâneas e a elaboração de novas marcas: “Essa dinâmica de perda e reconstituição se traduz por uma recepção intermitente e fragmentada das culturas (...) Essa recepção fragmentária e intermitente dá forma, nos sobreviventes, a uma sensibilidade, a uma destreza da pratica cultural, a uma mobilidade do olhar e da percepção, a uma aptidão para combinar os fragmentos mais esparsos, que se manifestam no século XVI, de maneira brilhante na arte indígena.” (GRUZINSKI, 1993, p.79)

Biografia do Autor

Ival Assis Cripa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

[1] Pós-Doutor em História pela PUC-SP. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, Mestre em História Social pela USP. Professor das Faculdades de Comunicação social e Direito do Centro Universitário UNIFIEO/Osasco/SP. Esse texto é uma parte da pesquisa de doutorado sobre os ensaios de Octavio Paz, desenvolvida no Instituto de Estudos da Linguagem\UNICAMP, com o título: “O Círculo, A Linha E A Espiral: Temporalidades da Poesia e da História na Obra de Octavio Paz.” 

 

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Cripa, I. A. (2016). Octavio Paz e o debate em torno do tema da conquista da América e das formações culturais latino-americanas. Anais Dos Simpósios Da ABHR, (2). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/1402

Edição

Seção

GT 23 - Religião e epistemologias pós-coloniais