A arquitetura de idéias na constituição da “religiosidade colonial”: estruturas simbólicas e instrumentalizações a partir da primeira visitação do Santo Ofício à América portuguesa (1591-1595)

Autores

  • Marcus Vinícius Reis Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O século XVI não pode ser encarado como sendo palco de descrenças. Trata-se de pensá-lo dentro da problemática em se analisar os limites, caso existam, entre o que se é real e o que se entende por imaginário. Um campo que se constitui diante das mais variadas formas, significações e interpretações. Assim, acreditamos que o espaço colonial na América portuguesa é capaz de fornecer elementos consideráveis para pensarmos o modo como as crenças e as práticas associadas a estes se arquitetaram no que comumente se denominam de “religiosidade colonial”. A partir das documentações resultantes da Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil, em 1591, o objetivo central deste trabalho é o de analisar como a religiosidade no primeiro século de Colônia se constituiu, articulando-se em diversas facetas existentes; analisando em específico as feitiçarias e a presença do Diabo tanto no discurso inquisitorial como também nas práticas que foram denunciadas ao longo da visitação.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Reis, Universidade Federal de Viçosa

Possui licenciatura plena em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011), cursando atualmente a modalidade de Bacharelado, também em História, pela mesma instituição. Atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Inquisição, Visitações inquisitoriais no Brasil - Colônia, práticas mágicas e de feitiçaria na época moderna, práticas mágicas e de feitiçaria no Brasil - Colônia e, por fim, História e Patrimônio.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

Reis, M. V. (2011). A arquitetura de idéias na constituição da “religiosidade colonial”: estruturas simbólicas e instrumentalizações a partir da primeira visitação do Santo Ofício à América portuguesa (1591-1595). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/126

Edição

Seção

2011 GT 15: “Edificando para Deus”: a arquitetura do sagrado - Coord. João Henrique dos Santos