A possível sacralidade do fazer artístico em Rilke

Autores

  • Isabella Guedes Arcuri UFJF

Resumo

A partir da primeira carta da obra Cartas a um jovem poeta do escritor Rainer Maria Rilke, analisaremos a relação entre dimensão religiosa e artística aí presentes. As cartas são as respostas de Rilke ao jovem Frans Xaver Kappus, este último tendo-lhe pedido auxílio em suas primeiras incursões no mundo literário. O poeta Rilke, ao dialogar com o jovem, medita sobre os motivos que movem o fazer da arte, as implicações existenciais, a responsabilidade do artista. Faremos, ainda, uma breve aproximação com a obra Auguste Rodin, também de Rilke, a título de ilustrar a teoria desenvolvida. Nosso amparo teórico será a teoria hermenêutica do filósofo italiano Luigi Pareyson (1918-1991), porque nesta abordagem poderemos perceber, na arte, os aspectos expressivos, presentes como temporalidade e historicidade, e o aspecto revelativo, no qual situa-se a abertura ontológica que nos dá a dimensão religiosa.

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Publicado

2011-05-24

Como Citar

Arcuri, I. G. (2011). A possível sacralidade do fazer artístico em Rilke. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/125

Edição

Seção

2011 GT 08: Arte e religião - Coords. Paulo Afonso de Araújo, Isabella Guedes Arcuri