Teopoesia: figurações do político e do sagrado na obra de Mia Couto
Resumo
Resumo: Em romances e contos do escritor moçambicano Mia Couto, onde abundam as referências ao sagrado, inúmeras falas e configurações sobre Deus e os deuses podem ser destacadas como traços de uma escrita literária marcadamente crítica e politizada. Esses destaques indiciam, dentre outros aspectos, um fazer literário que encena na ficção as vozes marginais e recalcadas da gente moçambicana. Ao construir, da margem, uma enunciação crítica e lúcida dos problemas sociais, o escritor assume, com sua obra, um papel político perante a sociedade. Ancorada no pressuposto de que esse aspecto da obra de Mia Couto pode alcançar especial interesse para sua leitura teológica, a comunicação pretende ler algumas passagens da obra daquele autor, construindo liames entre o mister literário e o fazer teológico.
Palavras-chave: Mia Couto, literatura moçambicana, teopoesia.
Abstract: In novels and short stories written by the Mozambican writer Mia Couto with many references to the sacred world, countless speeches and configurations on God and gods may be highlighted as features of a literary writing markedly critical and politicized. These main points indicate, among other aspects, a literary doing that stages in fiction the marginalized and repressed voices from Mozambican people. When building, from the side, a critical and lucid statement of social issues, the writer takes on, with his work, a political role in society. Anchored in the assumption that aspect of Mia Couto’s work may reach a special interest for his theological reading, the aim of this presentation is to read some excerpts from the work of this author, building a linkage between the literary work and the theological doing.
Keywords: Mia Couto, Mozambican literature, theopoetry