NIETZSCHE E O BUDISMO: UMA SIMILARIDADE SOBRE A NOÇÃO DE SUBJETIVIDADE
Resumo
A presente pesquisa tem o intuito de abordar sobre uma especificada similaridade entre a concepção de subjetividade nietzschiana e budista. A concepção de subjetividade budista diferencia-se de maneira significativa da concepção ocidental de concebe a subjetividade, ou seja, se o ocidente entende a subjetividade como sendo determinada – a identidade do sujeito como algo imutável em sua essência – entretanto, o budismo entende que a subjetividade está em relação com o tudo. Assim, o budismo compreende que não há uma subjetividade sem relação com o todo e, dessa forma, caracteriza-a como uma unidade que está se correlacionando com o todo. Sendo assim, o budismo não concebe o sujeito independente que está fora das causas, mas antes que tal indivíduo está intrinsicamente dentro das relações causais. Portanto, compreender a subjetividade como sendo um Ego, isto é, como um autêntico Self assim como a cultura ocidental a concebe, é apenas um falseamento que tende a afirmar ser uma unidade da consciência objetivante. A noção de subjetividade nietzschiana assemelha-se com a budista ao formular o sujeito como relação, isto é, a identidade do sujeito é moldada a partir das relações com o mundo. Assim, o Selbst nietzschiano é sempre um vir-a-ser que está em constante modificação, ou seja, não existe como algo determinado, imutável e independente. Nietzsche, portanto, compreende que o Selbst ocidental foi formulado a partir de um processo cultural desde os gregos à modernidade, deste modo, mais precisamente como instância determinadora e reguladora do mundo. Dessa forma, o conceito de subjetividade ocidental é uma tentativa de ordenamento do mundo ao percebê-lo como caos, vir-a-ser que está em permanente transformação. Ao verificar essa finalidade, Nietzsche, contrapõe-se a tal concepção com o Selbst que se constrói a partir das múltiplas relações e que está sempre se transformando, ou seja, é uma incessante inflexão da necessidade de criação (Züchtung).
Palavras-chave: Subjetividade. Self. Budismo. Nietzsche.