ESCOLA E RELIGIOSIDADES: Estudo sobre desdobramentos das práticas religiosas no ambiente escolar e suas interfaces com a disciplina de Ensino Religioso.
Resumo
O presente trabalho possui o recorte temático que relaciona as religiões cristãs e o ambiente escolar no Brasil, enfatizando os aspectos associados com a disciplina de Ensino Religioso. Ele é uma síntese da dissertação que lhe empresta o nome. Os dados dos Censos (IBGE) e as pesquisas do cenário religioso nacional indicam um quadro de múltiplas e intensas relações religiosas no Brasil. Essas apresentam também uma forte aproximação com as esferas políticas e econômicas. O crescimento da população de fiéis prostestantes das últimas décadas acentuou as práticas de diferenciações institucionais das principais religiões cristãs brasileiras fazendo com que as identidades religiosas e laços de pertença ganhassem importância nas representações sociais e em diferentes espaços da sociedade contemporânea, como ocorre as unidades escolares. Tal fato tem proporcionado um Campo de disputa no qual os indivíduos se apresentam como agentes do conflito e praticantes da intolerância não se restringindo a locais estritamente religiosos, a ação religiosa incluí em seu espaço de expansão o sistema educacional e os ambientes escolares. Neste contexto realizou-se o trabalho de analisar como as relações religiosas se comportam ante as esferas política e econômica e no ambiente escolar a partir da discipina de Ensino Religioso. Para a coleta de foi necessário a utilização de variadas técnicas de pesquisa devido a complexidade e ao próprio objeto de forma a expressar mais fielmente a realidade proposta. Foram realizadas investigações com metodologias qualitativas usando as técnicas: bibliográfica, entrevista, observações participantes, coletas em sites e em emails. Com a metodologia quantitativa foram coletados dados da pesquisa Ações Descriminatórias no Âmbito Escolar produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) em 2008. Por último, apontamos a emergência de um mercado editorial de livros didáticos criado a partir da mudança de orientação da diciplina requerida pela LDB/1996-97.