ESCOLA E RELIGIOSIDADES: Estudo sobre desdobramentos das práticas religiosas no ambiente escolar e suas interfaces com a disciplina de Ensino Religioso.

Autores

  • Luis Gustavo Patrocino Universidade Estadual de Londrina
  • Fabio Lanza Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente trabalho possui o recorte temático que relaciona as religiões cristãs e o ambiente escolar no Brasil, enfatizando os aspectos associados com a disciplina de Ensino Religioso. Ele é uma síntese da dissertação que lhe empresta o nome. Os dados dos Censos (IBGE) e as pesquisas do cenário religioso nacional indicam um quadro de múltiplas e intensas relações religiosas no Brasil. Essas apresentam também uma forte aproximação com as esferas políticas e econômicas. O crescimento da população de fiéis prostestantes das últimas décadas acentuou as práticas de diferenciações institucionais das principais religiões cristãs brasileiras fazendo com que as identidades religiosas e laços de pertença ganhassem importância nas representações sociais e em diferentes espaços da sociedade contemporânea, como ocorre as unidades escolares. Tal fato tem proporcionado um Campo de disputa no qual os indivíduos se apresentam como agentes do conflito e praticantes da intolerância não se restringindo a locais estritamente religiosos, a ação religiosa incluí em seu espaço de expansão o sistema educacional e os ambientes escolares. Neste contexto realizou-se o trabalho de analisar como as relações religiosas se comportam ante as esferas política e econômica e no ambiente escolar a partir da discipina de Ensino Religioso. Para a coleta de foi necessário a utilização de variadas técnicas de pesquisa devido a complexidade e ao próprio objeto de forma a expressar mais fielmente a realidade proposta. Foram realizadas investigações com metodologias qualitativas usando as técnicas: bibliográfica, entrevista, observações participantes, coletas em sites e em emails. Com a metodologia quantitativa foram coletados dados da pesquisa Ações Descriminatórias no Âmbito Escolar produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) em 2008. Por último, apontamos a emergência de um mercado editorial de livros didáticos criado a partir da mudança de orientação da diciplina requerida pela LDB/1996-97.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Patrocino, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciências Sociais, Especialista em Estatística, Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Teologia. E-mail: lgpatrocino@hotmail.com. Fonte Financiadora: Observatório da Educação das Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (OBEDUC/Ciências Sociais UEL/CAPES).

Fabio Lanza, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Sociais, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais e Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista do CNPq de Pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. E-mail: lanza1975@gmail.com.


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Publicado

2015-08-16

Como Citar

Patrocino, L. G., & Lanza, F. (2015). ESCOLA E RELIGIOSIDADES: Estudo sobre desdobramentos das práticas religiosas no ambiente escolar e suas interfaces com a disciplina de Ensino Religioso. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/975

Edição

Seção

2015 GT 05: O lugar e a função do ensino religioso na escola contemporânea. Questões epistemológicas.