Nas Fronteiras da Liberdade: micro-história e história das religiões na trajetória de George Butler (1883-1919)

Autores

  • rogério de carvalho veras UNESP

Resumo

Propomos debater aspectos teórico-metodológicos através de nossa pesquisa biográfica sobre o missionário norte-americano George Butler (1853-1919). Ele morou em São Luís, Maranhão, na transição do Império para a República (1885-1892) e em Recife, Garanhuns e Canhotinho, Pernambuco (1883-85 e 1893-1919), sendo personagem importante na história do protestantismo no Nordeste. Nossa hipótese principal é que toma sua biografia como chave hermenêutica para compreender como suas ações e relações sociais contribuíram para a transformação da ordem social vigente – as estratégias de George Butler nos pemitem ver o espaço de atuação e manipulação da ordem (social, jurídica, cultural) para inserir mudanças na sociedade. Nossa pesquisa se insere no campo da Nova História Cultural, mas vinculando-se à micro-história italiana, sobretudo às formulações e obras de Giovanni Levi. A partir desse referencial teórico-metodológico, desejamos estabelecer um diálogo sobre as possibilidades e limites da micro-análise no campo da História das Religiões, especificamente da história do protestantismo no Brasil.

 

Biografia do Autor

rogério de carvalho veras, UNESP

Professor de História da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Doutorando da Universidade Estadual Paulista- UNESP/Assis-SP.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

veras, rogério de carvalho. (2015). Nas Fronteiras da Liberdade: micro-história e história das religiões na trajetória de George Butler (1883-1919). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/959

Edição

Seção

2015 GT 08: Historiografia contemporânea e história das religiões: fronteiras