AS IDEIAS FORMADAS DO OUTRO. UM PENSAMENTO CRÍTICO ENTRE O ORIENTALISMO E AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Autores

  • Tamires Silva Pereira Prazeres Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Este artigo aborda a visão do outro dentro das culturas existentes no mundo. De uma forma singular irei comparar a forma de visão do outro na conquista da América Latina, através do modernismo iniciado naquela época e do Oriente Médio tratando da questão de visão do islamismo e do repudio a essa religião e a seu povo. A comparação tem como objetivo ver as vertentes da fabricação da cultura chamada “correta” e da cultura “errada” ou mesmo “demoníaca”. Trataremos da conquista de terras através dessas visões no ontem – América Latina; e no hoje – Oriente Médio fazendo a ligação desses pensamentos ao Orientalismo e as Epistemologias do Sul.

Biografia do Autor

Tamires Silva Pereira Prazeres, Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Tem experiência na área de História, com ênfase em Filosofia Contemporânea e História. Atualmente é mestranda em Ciências da Religião na área de Religião Sociedade e Cultura na Universidade Metodista de São Paulo e integrante do Mandrágora/Netmal - Grupo de Estudos de Gênero e Religião. 

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Pereira Prazeres, T. S. (2015). AS IDEIAS FORMADAS DO OUTRO. UM PENSAMENTO CRÍTICO ENTRE O ORIENTALISMO E AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/957