Religião contra as "drogas": estudos de caso em duas comunidades terapêuticas religiosas para dependentes químicos no Rio de Janeiro.
Resumo
O presente trabalho analisa duas comunidades terapêuticas no Rio de Janeiro, que se propõem a recuperar usuários/ dependentes químicos, uma de perfil pentecostal e outra associada à Renovação Carismática Católica (RCC). O objetivo desse trabalho é apreender porque a interpretação carismática/ pentecostal acerca do uso de drogas, bem como a crença no poder recuperador das comunidades terapêuticas em tela, conseguem ganhar aceitação entre fileiras de usuários de drogas/ dependentes químicos desejosos de recuperação. Os dados aqui apresentados foram coletados entre os anos de 2011 e 2013 através de pesquisa de campo por observação e entrevistas realizadas com indivíduos internos e membros das equipes técnicas das instituições estudadas.
Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
Targino, J. (2015). Religião contra as "drogas": estudos de caso em duas comunidades terapêuticas religiosas para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/954
Edição
Seção
2015 GT 50: Religião e esferas sociais: política, econômica e assistencial