Religião contra as "drogas": estudos de caso em duas comunidades terapêuticas religiosas para dependentes químicos no Rio de Janeiro.

Autores

  • Janine Targino

Resumo

O presente trabalho analisa duas comunidades terapêuticas no Rio de Janeiro, que se propõem a recuperar usuários/ dependentes químicos, uma de perfil pentecostal e outra associada à Renovação Carismática Católica (RCC). O objetivo desse trabalho é apreender porque a interpretação carismática/ pentecostal acerca do uso de drogas, bem como a crença no poder recuperador das comunidades terapêuticas em tela, conseguem ganhar aceitação entre fileiras de usuários de drogas/ dependentes químicos desejosos de recuperação. Os dados aqui apresentados foram coletados entre os anos de 2011 e 2013 através de pesquisa de campo por observação e entrevistas realizadas com indivíduos internos e membros das equipes técnicas das instituições estudadas.

Biografia do Autor

Janine Targino

Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Já atuou como Professora de Ciências Sociais e Sociologia do Colégio Pedro II. Atualmente é tutor presencial do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Analista de Estudos e Pesquisas I do Programa Rio Mais Social.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Targino, J. (2015). Religião contra as "drogas": estudos de caso em duas comunidades terapêuticas religiosas para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/954

Edição

Seção

2015 GT 50: Religião e esferas sociais: política, econômica e assistencial